Matéria e monogramo

Eu mesmo sou de uma ignorância sem fim.

Seres humanos são por essência matéria e monogramo em constante transformação. Até a enfim metamorfose naquilo que não se sabe, não se sabe, em verdade, nada.

Como corpúsculos agrupados, enxergados apenas quando banhados pela luz, avançamos indômitos por espaços em que o tudo e o nada são igualmente possíveis. Ambos gracejam e acenam como escapes de uma guerra muito íntima.

Dançamos na luz até fartar, visíveis e presentes que somos. Como monogramos, somos alma e coração na pista: elegemos sempre o que nos parece melhor e correto, saibamos ou não a verdade. Que é verdade? Depois, buscamos redenção.

Buscamos amor, sem sequer saber o que amar verdadeiramente significa. É que amor é uma necessidade tão estrutural que mesmo sem saber do que se trata rastejamos sedentos, ínfimos que somos, lambendo gotículas quase incorpóreas, descidas de um céu para onde só olhamos quando estamos assim, tão… próximos da cessação. Seja lá o que a morte também seja.

Eu não sou eu. Não estou em mim. Não falo por mim. Falo por todos, inclusive por aqueles que não sabem que falo por eles, como eu.

Há em mim agora um espírito de transformação que me ensina o que é o amor. Eu que muito vaguei. E ainda assim, não sendo detentor de sabedoria nenhuma, amanhã talvez descubramos, eu e o meu espírito, que o amor ainda está na margem inalcançável da água em que só me banho até onde me sinto seguro.

Desafiar esse conforto é como aceitar a morte. O que é mesmo morte? O que é mesmo amor?

Não sei, mas amo. Amo aquele que me faz mal. Amo a quem fiz mal também. Amo o que me inveja. O que me rejeita. Amo aquele sobre quem tão pouco sei. Conecto-me com ele, num sentido profundo e eletivo: escolho-o todos os dias. Conexão talvez seja uma espécie de amor.

Amo por acreditar que o amor é a verdadeira revolução em decurso. Amo por crer que o amor é o motor que me levará ao… amor – assim, redundante e opaco como uma descoberta a ser anunciada para público nenhum.

Deixe um comentário

